O Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Brusque(13/12/1979)nasceu numa assembléia de representantes legais das indústrias desse ramo sediadas no município de Brusque, que teve lugar, aos 23 de setembro de 1974, na sala de reuniões da Associação Comercial e Industrial de Brusque, então instalada no 2º piso do edifício da Farmácia Lindóia, à Av.Cônsul Carlos Renaux nº 48.

            Essa assembléia havia sido convocada por edital publicado no jornal “A Nação” - edições de Blumenau e de Brusque, nos dias 19, 20 e 21 de setembro daquele ano.

            Inicialmente se pensou na organização, não de um sindicato, mas sim de uma associação  das indústrias do ramo, considerada necessária para melhor defesa dos interesses comuns.Formara-se, assim, uma comissão organizadora para tal finalidade.

            Em nome dessa comissão organizadora, assumiu a presidência dos trabalhos naquela primeira assembléia, o Sr. José Carlos Loos, representante legal da Fundição Hércules Ltda.  Os trabalhos foram secretariados pelo Sr. Antônio Cervi, filiado à empresa Irmãos Fischer S/A Ind. E Com.  Fez-se presente, nesse ato de fundação, a quase totalidade das principais indústrias desse setor no município, o que significou uma evidência da probabilidade de vida eficiente futura dessa associação. Compareceram, especificamente, industriais representantes das seguintes empresas:

Fundição Hércules Ltda. - representada por José Carlos Loos

Fundição e Metalúrgica Zucco – representada por Ademar Zucco

Funilaria Becker  - repr. Por G.J. Waldemar Becker

Irmãos Zen Ltda. - representada por Miguel Ângelo Sedrez

Irmãos Fischer S/A Ind. E Com. - repres. por Ingo Fischer e Antônio Cervi

Metalúrgica Zanon      - por José Clair Zanon

Metalvale – Metalúrgica Vale do Itajai Ltda. - por Zeno Heinig

Metalúrgica Siemsen Ltda.     - por Gentil Albani

Metalúrgica Brusque S/A Ind. E Com. - repr. por José Moacir Merico.

Mário Pinotti   -  Tornearia

            Consultados os participantes da assembléia sobre sua concordância ou não de fundação imediata da associação, declararam-se todos de acordo, com o que estava fundada, a partir daquele momento, ou seja em 23 de setembro de l974, a ASSOCIAÇÃO DAS INDÚSTRIAS METALÚRGICAS, MECÂNICAS E DO MATERIAL ELÉTRICO DE BRUSQUE, mais tarde transformada em Sindicato.

            Naquela mesma ocasião foi eleita, por aclamação, uma diretoria provisória, para o que foram escolhidos os membros que tinham constituido a comissão organizadora, respectivamente os Srs.José Carlos Loss – Presidente, Antônio Cervi – Secretário e Miguel Ângelo Sedrez – Tesoureiro.

            Como sede provisória da nova associação, foi oferecido e aceito o escritório do Sr.Zeno Heinig(Metalvale). Nas semanas subseqüentes, novas indústrias metalúrgicas juntaram-se à Associação, ou sejam a Metalúrgica Cavichioli Ltda., Metalúrgica Coelho Ltda., Indústria Artef.Metais Coelho Ltda.

                        Em 30 de setembro do mesmo ano, em assembléia geral, foram aprovados os Estatutos da Associação e, de conformidade com os mesmos, foi eleita a primeira diretoria definitiva da mesma, todos com 13 votos, com vigência para o biênio 1974/1976, assim constituida:

Presidente              - Ingo Fischer                   - Irmãos Fischer S/A Ind. E Com.

1º.Secretário            - Gentil Albani                - Metalúrgica Siemsen Ltda.

2º.Secretário            - José Carlos Loos           - Fundição Hércules Ltda.

1º.Tesoureiro           - Zeno Heinig                  - Metalvale – Metalúrgica Vale do Itajai Ltda.

2º.Tesoureiro           - José Moacir Merico       - Metalúrgica Brusque S/A Ind. Com.

Conselho Fiscal – Efetivos – Ademar Zucco – Fundição e Metalúrgica Zucco Ltda.

                                            - Otávio José Bolognini – Metalúrgica Bomasi

                                            - Hylário Zen      - Irmãos Zen Ltda.

Conselho Fiscal – Suplentes – Rubens Coelho – Indústria Art.Metais Coelho Ltda.

                                                - José Clair Zanon  – Metalúrgica Zanon Ltda.

                                                - Maurino José Coelho – Metalúrgica Coelho Ltda.

 

            Em assembléia realizada em 16 de junho de 1976 foi decidido solicitar-se ao Ministério do Trabalho o reconhecimento da Associação como Sindicato, representante de toda a categoria no município, para o que já existiam todas as condições prévias necessárias. O reconhecimento pelo Ministério se deu através de “Carta Sindical”expedida por aquele Ministério em data de 13/02/1979.

            Também em 1979 o Sindicato requereu sua filiação à Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina – FIESC, sendo eleitos, como seus primeiros representantes junto àquela instituição, os Srs. Ingo Fischer e Hylário Zen – efetivos,  tendo Zeno Heinig e Gentil Albani como suplentes.

 

            O Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Brusque cresceu nos anos seguintes, revelando-se sempre vigilante pelos interesses da classe, mantendo-se ativo e transparente,  e gozando de harmoniosa integração entre os participantes, inexistindo entre eles qualquer sintoma de rivalidade, o que se reconheceu como fator gerador de maior força e união da classe.

Contato


captcha
Powered by BreezingForms

Localização


Rua Pedro Werner, 180 - Centro⁞ Brusque/SC ⁞ CEP: 88354-000 ⁞ Telefone: (47) 3350-6311